quinta-feira, 21 de maio de 2009

Do Tio de Marrocos…



É impossível falar de João Bénard da Costa sem nos lembrarmos dos filmes, dos livros, dos textos, das crónicas, das musicas que ele gostava, das suas opiniões, dos seus conselhos… mas sobretudo das suas histórias e da forma sublime como as contava entre risos, catarro, bonomia e cenários criados no momento que as tornavam absolutamente inesquecíveis e únicas. Há uma que recordo sempre e de que mais uma vez me lembrei hoje quando soube da sua morte…

Quando o João Bénard da Costa era criança e estava na primária, encontrou um postal pelo qual se maravilhou e com a sua enorme criatividade mostrava a todos os colegas o postal, dizendo convictamente que aquele era – “O Palácio do Meu Tio de Marrocos”. A “fotografia” enviada pelo “Tio” encantava todos os colegas e gerou uma série de incontáveis peripécias pormenorizadas que se passavam no Palácio e com as quais o João Bénard da Costa fazia um enorme sucesso entre a turma e amigos!

Até que… a professora descobriu a “Fotografia” e lhe confiscou o Postal do Palácio Nacional de Sintra dando-lhe simultaneamente uma lição de moral…

Lembra-se o João Bénard da Costa de ter pensado para si na altura em que entregava a “Fotografia”:

“Deixa lá João!... O tio amanhã envia-te outra!”

1 comentário:

Mafalda disse...

História fantástica1