sábado, 1 de agosto de 2009

PRIMEIRO DE AGOSTO...

...PRIMEIRO DE INVERNO!

Há duas frases que acompanharam todos os Agostos da minha vida!
A primeira – Bem Vindos à Bretanha! – um clássico da minha mãe quando atravessa o Arco do Ramalhão para mais umas férias, no único sitio do país onde se passa o verão de gola alta! A segunda, aprendida com o Sr. António Capitão, um camponês castiço que se tornou amigo da família e que é repetida todas as primeiras manhãs de Agosto em sua memória - PRIMEIRO DE AGOSTO, PRIMEIRO DE INVERNO!



"E então, no princípio de Agosto, íamos para a Praia das Maçãs.

(…)

Depois de Colares os adeuses tornavam-se impossíveis por culpa do nevoeiro: percebiam-se a custo telhados de chalés e cumes vagos de pinheiros numa bruma desfocada, o mar invisível chiava um mecanismo ferrugento de berço, (…)

(…) e nós, os filhos, de panamá na cabeça, submersos em cascas concêntricas de casacos de malha, parecidos com os automobilistas vestidos de urso do princípio do século, marchávamos a tiritar, em fila indiana, pastoreados pela criada, de nariz roxo de frio, até à praia em que se distinguiam os iglus de um ou dois toldos imprecisos, icebergues à deriva e os meninos-pinguins de uma colónia de férias guinchando como leitões a esbracejarem de susto, que banheiros-esquimós agarravam à força para os mergulharem de golpe, num clima de aurora boreal, entre calhaus de gelo e esqueletos de exploradores polares.

Sentados na areia, arrepiados de gripe, de pás, baldes de plástico e formas de bolo inúteis, reconhecíamo-nos uns aos outros pelo ímpeto da tosse e pela tonalidade dos espirros…"


António Lobo Antunes in "Livro de Crónicas"

Sem comentários: