quarta-feira, 17 de março de 2010

Valha-me São Patrício


Sempre que ouço falar da Irlanda, lembro-me de um exame da faculdade em que me foi reduzida a nota porque me esqueci de referir a cor do cabelo de Cristo!

Tinha um louco de um professor que nos obrigava literalmente a decorar a enciclopédia Alfa, chegava aos exames pedia-nos para abrir um dos livros e a partir da imagem que nos calhava era feito o exame... um método muito lindoo!!

Num dos exames calhou-me uma imagem de "Cristo em Majestade" do Book of Durrow. Feliz da vida porque sabia de cor a lição estive uma hora a dissertar sobre os evangelhos e as imagens, sobre a ilustração dos livros sagrados medievais, sobre o valor simbólico daquelas iluminuras em particular, sobre... tudo e mais alguma coisinha... No fim, aliviadinha, com um grande sorriso e já a sonhar com nota máxima ouço num tom coloquial meio fanhoso:

- ... esteve muito bem! sabe a matéria, relacionou com brilhantismo a imagem com a totalidade da época artística em questão e tocou ainda em aspectos fundamentais, qualquer outro professor lhe daria um 20!... no entanto (pausa)... esqueceu-se de referir um pequeno pormenor importante, é que nesta imagem Cristo é representado ruivo e com sardas o que faz toda a diferença... por esse motivo não lhe dou nota máxima e terá que se contentar com um 17 ou um 18... ainda vou pensar...

Há pormenores que fazem, de facto, toda a diferença!!

Sem comentários: