terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bom, Bom é Ensinar a Pescar…


"E andando junto ao mar de Galileia, viu a Simão e a André seu irmão, que lançavam a rede ao mar (porque eram pescadores).
E disse-lhes Jesus: Vinde após mim, e farei que sejais pescadores de homens.
E deixando logo suas redes, o seguiram.
E passando dali um pouco mais adiante, viu Tiago [filho] de Zebedeu, e a João seu irmão, que [estavam] no barco consertando suas redes.
E logo os chamou; E eles deixando a seu pai Zebedeu no barco com os jornaleiros, foram após ele."
(Evangelho segundo S. Marcos, 1, 16-20 )

Desde ontem que ando para aqui com dúvidas existenciais sobre o que é ser pescador de homens, assolam-me perguntas pelos poros e ando para aqui num frisson!
Que redes seriam estas dos primeiros apóstolos? Seriam aparelhos flexíveis? Seriam armadilhas de estruturas rígidas? Teriam alguma coisa a ver com artes de pesca semelhantes a gaiolas?... Os apóstolos teriam na altura alguma preocupação com a preservação e manutenção das espécies? Tudo o que vinha à rede era peixe? Preocupavam-se mais com a qualidade ou com a quantidade da pescaria? Como reagiriam hoje face à legislação rigorosa acerca do uso de redes que dita que não se deve usar redes com tamanho suficiente para capturar os peixes juvenis, pois isso impede as espécies de se reproduzirem, o que pode levar à sua extinção?

Ser pescador é tramado!!
De uma coisa não tenho dúvida…bom, bom é ensinar a pescar!

Sem comentários: