quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

O CRITÃO DO FIM DO MUNDO



Chegaram em bando logo pela manhã. De comboio até Lisboa a viagem foi uma animação. Moram todos no Bairro do Fim do Mundo, têm entre os 8 e os 9 anos e estão ali à minha frente cheios de sede de ver, de saber, de conhecer, de estar, de, de, de… Sento-me com eles no chão, apresento-me dizendo-lhes logo em seguida que só começamos a visita depois de eu ouvir o nome de cada um. Explico-lhes que acho importante ser chamado pelo nome e que não podemos viver sem uma família, sem pertencermos a um grupo, sem ter uma identidade, … seríamos muito mais tristes! Um a um vão dizendo os nomes: Rita, Cátia, Marisa, Osana, Joaquim, Ruben, Kalina, Ronaldo, João e… hesitação … MANEL!!!! Gritam todos em coro.

_ Sim sou Manel mas podes chamar-me Cristão!

- Mas porquê Cristão?! Pergunto admirada.

_ Porque (encolhe os ombros) … é o nome da minha família somos “boé da fixesss”!

Não consegui dizer uma palavra! Pisquei-lhe o olho, fiz-lhe um ok com a mão, olhei para o miúdo do lado e continuei a ouvir: Rui, Janson, Mariana, Rita, Carla…

Sem comentários: