segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

......Vamos n' A ONDA?????


Fui ver a «A Onda» ( Die Welle), filme alemão passado numa escola secundária, na Alemanha.Não vou relatar o filme.Só transmitir as sensações que colhi, as impressões que tive.Confesso que me atrai sair do cinema americano e enveredar pelo europeu...e o tema é interessante.Vêem-me duas ideias de imediato interligadas, à cabeça: a facilidade com que os míudos se integram e aderem à «Onda» e o factos de os pais dos principais protagonistas os considerarem como praticamente invisíveis.Os míudos integram-se porque a grande maioria não tem objectivos de vida, vivem numa sociedade que tem pouco para oferecer.Nota-se, em termos gerais, que não conseguem vislumbrar futuros brilhantes, que vivem num mundo com poucas regras e disciplina, numa grande ausência de desafios construtivos.Não me parece necessário que o filme tivesse profundidade política: a meu ver, mostra muito bem como um mero exercício retórico pode preencher uma geração alemã ( com o fantasma hitleriano),que se auto-educa, cada um à sua maneira.
A escolha do nome da disciplina que resolvem frequentar não foi feita pelo facto de se intitular «Autocracia», mas porque o professor de «Anarquia», a outra opção, era «uma seca».
Quando começam as aulas, os míudos nem sabem o que é a autocracia e o exercício levado a cabo pelo professor, embora se tenha descontrolado, e essa é uma das partes negativas da história, mostra como uma dezena de alunos amorfos e inertes, podem ser estimulados positivamente, no sentido de termos gerações mais felizes consigo próprias. Este filme, como «A Turma» de Laurent Cantet, são bons filmes. Eu gostei.
Haja esperança!

Sem comentários: